Ósmio
O ósmio pode ser negociado desde 2014. Ele está disponível na forma de joias ou como um metal de investimento. Seu brilho cristalino e suas propriedades o tornaram um sucesso sem precedentes.
Saiba mais sobre o ósmio. Vale a pena.
O ósmio não é apenas o metal precioso mais raro, mas o elemento mais raro de todos.
O ósmio é extraído junto com a platina. No entanto, 10.000 toneladas de minério de platina contêm apenas 30 gramas de ósmio. A separação dos metais é complexa e cara.
Se a produção de platina diminuir, o ósmio não será mais extraído. Isso o tornará ainda mais raro.
De acordo com os dados atuais do Conselho Mundial de Ósmio, as quantidades extraídas de ósmio, que se referem à mineração de platina com ósmio como metal secundário, são de cerca de uma tonelada por ano. Infelizmente, as informações sobre as quantidades de produção são de valor limitado no momento, pois as reservas que ainda podem ser produzidas e os recursos subjacentes só podem ser estimados de forma limitada devido à perda de fornecedores russos. Entretanto, pode-se presumir que as reservas globais já são inferiores a 20 toneladas. O ósmio bruto da mineração de níquel geralmente não é usado porque as Diretrizes de Extração Ética não o permitem. De uma tonelada de ósmio bruto produzido, cerca de 400 kg por ano são enviados à cristalização para refino. As quantidades restantes são mantidas em estoque ou usadas em pesquisa, medicina e tecnologia em pequena escala. A organoquímica do ósmio com centenas de compostos também pode se tornar interessante no futuro. (Explicação: As reservas são matérias-primas que podem ser extraídas e os recursos são matérias-primas que estão disponíveis em princípio, mas que só podem ser extraídas com grandes custos ou não de forma econômica ou ecologicamente viável).
Oportunidades com ósmio
O ósmio é visto no mercado como um metal de investimento e metal de joalheria. Poderia haver muitas outras aplicações resultantes das propriedades especiais do ósmio, mas para cada uma dessas opções de aplicação, o ósmio é muito raro e também muito caro.
Portanto, a longo prazo, os investidores estão especulando principalmente que a raridade do ósmio tornará cada vez mais difícil sua aquisição pelos joalheiros. No futuro, investidores privados e institucionais abastecerão o mercado de joias com ósmio cristalino em barras ou discos ou na forma de diamantes e estrelas.
Ósmio em joias
O uso do ósmio em joias também está aumentando. Ele é frequentemente usado junto com metais como ouro, prata, platina ou titânio para criar peças de joalheria espetaculares. Essas peças de joalheria retiram material do mercado de matéria-prima para o ósmio. Como as joias permanecem em mãos privadas, o ósmio não pode ser recuperado.